segunda-feira, 11 de março de 2013

Os sinos da Matriz Santo Antônio - parte 1


Vamos falar um pouco dos 8 sinos que dobram no campanário da torre da matriz. Você sabia que cada um deles soa uma nota musical e que se trata da escala de Mi Maior?? Estou preparando mais artigos sobre os sinos; o primeiro será sobre essa parte técnica, discorrendo da parte musical e de suas inscrições. Depois, em outro artigo, vou falar sobre a parte histórica.

Abaixo deixo aos leitores um trabalho do pesquisador Gledes Alcalá, que investigou a fundo os sinos da matriz através de documentos antigos, e inclusive entrando em contato com a empresa fabricante, que ainda atua no ramo. O resultado foi esse texto "técnico" a respeito dos sinos, o qual ilustro com algumas fotos de meu acervo pessoal:


O carrilhão da Nova Matriz de Santo Antonio

O conjunto de sinos que formam o carrilhão da Matriz é um dos mais importantes e preciosos do Estado de São Paulo; são 8 sinos fundidos com 80% do mais puro cobre, 20% de estanho e uma pequena porcentagem de alguns outros componentes, guardados a 7 chaves pelo seu fabricante, podendo ser bronze, prata ou até mesmo ouro, que lhes garante a doce sonoridade.

Os oito sinos pesam 2.755 quilos, porém com os badalos e acessórios chegam a quase 5 toneladas, e quando estão em funcionamento, devido aos movimentos, o seu peso triplica. Do campanário do templo de fé que é a nova Matriz de Santo Antonio, sai a mensagem sonora de seu repique; é a voz divina dos anjos que ecoa pelos céus de Americana, lembrando a todos que ali, bem no centro da cidade existe a possibilidade de se encontrar a fé.

O nosso carrilhão de Santo Antonio foi produzido pelo mestre no oficio na fundição de sinos, o italiano Giácomo Crespi, que proporciona a todo americanense a doce e perfeita sonoridade, tonalidade abundante, extensa e precisa; é só ouví-los com atenção.

Os sinos da família Crespi que possuímos na Matriz Nova, seguem praticamente o mesmo processo artesanal de fabricação que passa de pai para filho desde 1498. Existem relatos que Napoleão Bonaparte ao passar pela praça principal da cidade italiana de Crema, se encantou com o toque melodioso dos sinos, iguais os de nossa majestosa Matriz.











Como surgiu o sino?

Segundo a literatura, surgiu em 431 em um Mosteiro Beneditino. No século 7º foram instalados 3 deles na antiga Basílica de São Pedro no Vaticano, e a partir daí se difundiu por todas a Catedrais e Igrejas Paroquiais pelo mundo afora.
O que determina o som e as notas musicais e suas combinações, são o peso e o diâmetro do sino. Eles dobram além das igrejas católicas, também nas luteranas e ortodoxas.

Os músicos afirmam que com apenas 5 sinos é possível tocar a música “Louvando a Maria”, já com 8 sinos, como é o caso da Matriz Santo Antonio, se poderia tocar qualquer música.

Os sinos existentes na Matriz, criada pelo gênio, sacerdote e cidadão americanense Monsenhor Magi, começa pela nota MI, o maior deles, com 800 kg, que possui gravados em alto relevo as imagens de Santo Antonio, do Papa João XXIII e do Arcebispo de Campinas, Dom Paulo de Tarso Campos e um trecho em latim do Salmo 145 “louva ó minha alma, ao Senhor, louvarei o Senhor por toda a vida”.

Já o sino de 575 kg que corresponde ao FA sustenido, traz a imagem do Sagrado Coração de Jesus e uma inscrição em latim que significa: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”, existe também neste 2º sino um trecho do Salmo 146: “Louvai ao Senhor porque Ele é bom, cantai ao nosso Deus porque Ele é amável”.

O terceiro sino, com 410 kg, corresponde a nota musical SOL sustenido, foi doado pela família Pinesi e tem gravados os retratos do Sr. Luis e da Sra. Joana Pinesi com as datas de nascimento e morte dos doadores e também as imagens de Nossa Senhora do Carmo, o mapa da Itália e a loba, símbolo de Roma, além do trecho do salmo 148: “Dos céus louvai ao Senhor, louvai-o nas alturas do firmamento”.

O 4º sino, com 340 kg, o da nota LA, tem gravado as imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Padre Anchieta com a frase: “Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, Rogai por nós”, além do trecho do Salmo 149 em latim que significa: “Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembleia dos santos”.

No 5º sino, com 240 kg, o da nota SI, estão gravados a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com a inscrição “Auxiliadora dos cristãos, rogai por nós”, a imagem do Papa Pio XII, e um trecho do Salmo 150: “Louvai o Senhor em seu Santuário, louvai-o em seu Majestoso firmamento”.

O 6º sino, com 170 kg, com a nota musical DO sustenido, traz a imagem de São Francisco de Assis e a inscrição “Bem aventurados os que usam de misericórdia, porque eles alcançarão misericórdia”, e também um trecho em latim do Salmo 28 que significa: “Tributai ao Senhor, ó filhos de Deus, tributai ao Senhor, glória e poder”.

O 7º sino, de 120 kg, da nota musical RE sustenido, tem a imagem de São Camilo de Lelis com a inscrição “São Camilo de Lelis, protetor dos enfermos, rogai por nós”, além do trecho do Salmo 76: “Minha voz se eleva para Deus e clamo, elevo minha voz a Deus para que Ele me atenda”.

Finalmente o 8º sino, da nota MI com 100 kg, tem gravadas as imagens do Menino Jesus, em homenagem às crianças e a de São Domingos Savio em homenagem à Juventude.

















Sabemos que o carrilhão da Matriz se movimenta diariamente ao meio dia (hora dos Anjos) e às 18 horas (da Ave Maria) e também pouco antes das celebrações. Eles apenas repicam, visto que após mais de meio século em funcionamento, ainda não foram instalados os marteletes que permitem o toque das músicas, como era o sonho do monsenhor, usando-se as notas musicais contidas em cada um.

No dia 13 de dezembro de 1961 foram abençoados pelo então Bispo Diocesano de Campinas, em cerimônia geralmente própria dos Bispos. Sua benção se deu nas escadarias da igreja, ocasião onde foi tocado com o auxilio de um martelo o canto “Ave Maria” que provocou comoção em todos os fiéis. Foram levados à torre e inaugurados na Noite Santa do Natal de 1961, e desde então jamais se calaram.

Quando comprados, seu valor foi de 2 milhões e 755 mil cruzeiros, e segundo a fundação Getulio Vargas, seu preço corrigido seria aproximadamente 350 mil reais.

Um evento lamentável foi quando da instalação do sistema elétrico que permitisse o seu repique automaticamente, por motivo de economia, os 4 sinos instalados na parte externa superior, foram retirados e colocados na parte interna, o que prejudicou o repique melodioso e claro, além de ter arquitetonicamente descaracterizado a torre.

Um dia espera a população ouvir novamente como era o doce toque angelical que transmite o carrilhão da Nova Matriz de Santo Antonio, pois ele é a voz da vida que nos convida ao culto divino, ele ecoa por entre os prédios, sendo ouvido em bairros vizinhos ao centro. Tradicionalmente eles se calam durante a Quaresma e na missa da Vigília Pascal se libertam do longo silêncio.

O timbre sonoro dos sinos da Igreja Santo Antonio nos encanta e é um convite a uma suplica ou louvor a Deus.

Gledes Alcalá
Bacharel em Administração de Empresas.
Pesquisador e colaborador do projeto "O Construtor". 


Aguardem: em breve novos artigos, inclusive explicando o que o Gledes mencionou ao final de seu texto sobre os sinos terem sido tirado da janela do campanário e colocados no interior da torre...










Nenhum comentário:

Postar um comentário