quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Da simples Capelinha à majestosa Matriz


Publico aqui um artigo do saudoso Hercule Giordano, quem tive o prazer de conhecer porém infelizmente sem aprofundar amizade. "HG", como também era conhecido, escreveu muito sobre nossa história, especialmente sobre Carioba. O texto a seguir foi publicado no jornal "O Liberal" em 1996 e fez parte do livro "Minhas Memórias" do Hercule. Ilustro o artigo com fotos tiradas do livro "Paróquia Santo Antônio - Um Século de Fé", livro temático do centenário da paróquia, publicado no ano 2000. (Na foto acima: imigrantes italianos em 1909).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A cruz da Matriz e os políticos de Americana

Escreveu monsenhor Magi à Câmara Municipal de Americana em 1958:

Um acontecimento em 1954 fez de Americana o pórtico triunfal da Virgem Imaculada

Segundo o pesquisador Gledes Alcalá, no Domingo de Páscoa, 18 de abril de 1954, Americana foi o palco das mais imponentes festas em homenagem à Virgem Imaculada, ocasião em que a cidade ainda fazia parte da Diocese de Campinas e nosso Bispo Diocesano era Dom Paulo de Tarso Campos.

Americana era uma pequena e pacata cidade de operários, contudo 20 mil pessoas se acotovelaram pelas ruas para homenagear a imagem da Imaculada. Segundo Alcalá foi um evento religioso apoteótico e ficou registrado para sempre na memória e na história de Americana como o maior acontecimento religioso e mais importante de todos os tempos.

O pároco de nossa Matriz de Santo Antonio era o então Cônego Nazareno Magi e a Nova Matriz estava em seu 4º ano de construção, com o contra-piso rústico, a escadaria recém construída e as paredes com cerca de 1 metro de altura. A Diocese de Campinas preparou a grande peregrinação da imagem para comemorar o 1º centenário da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. A população americanense “arregaçou as mangas” e preparou uma das mais belas, talvez a mais magnífica homenagem à Nossa Senhora que se tem notícia.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O teatro na Matriz Santo Antônio


Deixo aos leitores um texto sobre o saudoso teatro da Matriz Santo Antônio, de autoria de Gledes Alcalá, que é um pesquisador e grande conhecedor da história de monsenhor Magi e da Matriz. Muito há o que se falar dos grupos teatrais que atuaram na Matriz Santo Antônio e que com suas vendas de ingressos ajudaram a construir aquela igreja, mas nesse texto, especificamente, o autor enfatiza a principal personagem desse cenário: a atriz Carmela Canciani:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Monsenhor Magi nos bastidores políticos.


Sabe-se que monsenhor Nazareno Magi extrapolou os limites da atuação meramente paroquial e religiosa e influenciou nossa cidade também politicamente e culturalmente. Abaixo exponho aos leitores um fato curioso dos bastidores políticos da época, relatado pelo então seminarista Geraldo Gomes (hoje, monsenhor Geraldo Gomes da Silva).

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Projeto "O Construtor" no ar!


Estamos inaugurando o blog do documentário O Construtor!

"O Construtor" contará a história de monsenhor Nazareno Magi, importante figura da história da cidade de Americana-SP na metade do século XX. Através de depoimentos de pessoas que conviveram com monsenhor e também relatos de pesquisadores, vamos resgatar todo o extenso legado de monsenhor Magi para a cidade de Americana.